O exame do líquido cefalorraquidiano (liquor) é de grande utilidade na medicina, pois auxilia o diagnóstico de inúmeras doenças infecciosas, tumorais e inflamatórias (como Esclerose Múltipla). Mais recentemente tem sido usado como método auxiliar na pesquisa da Doença de Alzheimer.
O EEG é um exame que avalia a atividade funcional elétrica do cérebro, sendo realizada com sistema computadorizado de alta tecnologia, em vigília e sono, com estimulação luminosa intermitente (fotoestimulação) e respiração forçada (hiperpneia).
EEG com mapeamento (Brain Mapping) que avalia através de cálculos matemáticos complexos os sinais elétricos do cérebro. Permite maior precisão na localização das descargas epileptiformes, bem como obter informações quantitativas da atividade elétrica cerebral de base e patológica, comparando variações inter e intra-hemisféricas.
O Vídeo EEG é uma avaliação elétrica contínua com duração de 12h ou 24h, que grava os sinais elétricos cerebrais, acompanhada de um monitoramento do paciente através de vídeo.
Eletroneuromiografia (ENMG) é um procedimento que avalia a função do sistema nervoso periférico e muscular através do registro das respostas elétricas geradas por estes sistemas, às quais são detectadas graficamente por um equipamento denominado eletroneuromiógrafo.
Polissonografia é um exame para avaliar o sono, no qual se faz um registro complexo da atividade elétrica cerebral, da respiração e de sinais indicativos de relaxamento muscula
Neuroclínica Simis - Todos os direitos reservados.