Instituto de Neurologia e Neurocirurgia em Sorocaba
Agendar exames WhatsApp Neuroclínica Simis (15) 9 9779-0845

Neuromodulação

A neuromodulação é a modificação de uma atividade neuronal através de uma entrega direcionada de um estímulo, tais como estimulação elétrica ou pelo uso de substâncias químicas, para locais neurológicos específicos do corpo.

A neuromodulação pode ser invasiva ou não invasiva. A forma não invasiva é realizada na superfície do corpo, não havendo a introdução de agulhas ou eletrodos e não envolve cirurgia, sendo a modalidade mais comum a Estimulação Magnética Transcraniana. Na técnica invasiva o estímulo é realizado na proximidade de estruturas nervosas e em geral é realizada através de um procedimento cirúrgico com a implantação de eletrodos e geradores. Suas utilizações mais comuns são no tratamento de dor lombar crônica e Doença de Parkinson.

A neuromodulação é usada para tratar e melhor a qualidade de vida de pessoas com uma série de doenças crônicas severas que causam diversos sintomas como dores crônicas, espasticidade, distúrbios do movimento (Doença de Parkinson, distonia, tremor essencial), epilepsia, angina cardíaca, disfunções da bexiga, lesão medular, distúrbios visuais, auditivos e certas doenças psiquiátricas (como por ex. depressão, transtorno obsessivo compulsivo).

Como toda tecnologia médica existem riscos inerentes a neuromodulação. Porém como existem uma ampla gama de procedimentos, estes devem ser analisados caso a caso com seu médico.

Fontes: Intenational Neuromodulation Society, Sociedade Brasileira de Neuromodulação

Neuroclínica Simis - Todos os direitos reservados.