O que é?
Cefaleia ou dor de cabeça é um sintoma extremamente comum, acredita-se que 80% da população apresentará ao menos 1 vez ao ano um episódio de dor de cabeça. Existem diversos tipos de cefaleias, sendo as mais comuns a Migrânea (enxaqueca) e a Cefaleia do Tipo Tensional.
A enxaqueca é uma doença crônica, de característica familiar e genética, afeta mulheres e homens de todas as idades. A enxaqueca é caracterizada por uma dor que pode ser muito forte, sendo classificada pela Organização Mundial de Saúde como uma das principais causas de incapacidade no mundo, causando prejuízos socioeconômicos e pessoais.
A enxaqueca de caracteriza por uma dor pulsátil, latejante que pode vir acompanhada de náuseas, vômitos e desconforto a luz e barulho. Pode envolver um lado da cabeça ou a cabeça toda. Pode vir acompanhada de aura, com alterações visuais, amortecimentos pelo corpo ou até mesmo paralisias.
O uso excessivo de analgésicos ou medicamentos para dor pode piorar o problema.
Quando você deve se preocupar?
O que são fatores desencadeantes?
São fatores que podem desencadear uma crise de enxaqueca naquelas pessoas predispostas. Eles variam para cada pessoa, podemos destacar os mais comuns:
O diagnóstico da enxaqueca é clínico, isto é, através da análise dos sintomas apresentados, porém o especialista poderá pedir exames em caso de necessidade.
É fundamental para o tratamento a análise dos fatores desencadeantes e adaptação dos hábitos de vida. Exercícios físicos contribuem para o controle das dores, assim como métodos de relaxamento, acupuntura e alongamentos. O apoio da Psicologia, Fisioterapia ou preparador físico e Nutricionista são importantes nos casos mais graves.
O tratamento é realizado com medicamentos específicos, podendo ser realizado o tratamento profilático.
A prevenção com Toxina Botulínica ou bloqueio anestésico também poderá ser indicado.
Neuroclínica Simis - Todos os direitos reservados.