Instituto de Neurologia e Neurocirurgia em Sorocaba
Agendar exames WhatsApp Neuroclínica Simis (15) 9 9779-0845

Doença de Alzheimer

A queixa de dificuldade de memória é extremamente comum, principalmente em idosos. Diferentes condições podem causar essa queixa sendo as mais comuns o uso de medicamentos, doenças do sono, doenças sistêmicas como o hipotireoidismo, falta de vitaminas, infecções, depressão entre outras.

Por vezes os esquecimentos se tornam mais intensos, interferindo no cotidiano ou mesmo vindo acompanhado de outros sintomas como alterações na linguagem. Comportamento ou na capacidade de planejamento. Essas alterações por vezes são percebidas pela própria pessoa ou pelos acompanhantes. Nessas situações devemos pensar na possibilidade de demência.

A Doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência, porém existem outras causas.  Na Doença de Alzheimer ocorre a atrofia cerebral e a formação de placas e novelos proteicos que afetam o funcionamento do cérebro. Na demência vascular a disfunção cerebral é causada por Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Na demência Fronto-Temporal ocorrem alterações mais localizadas nos lobos frontal e temporal, enquanto que na demência com Corpos de Lewy sintomas da Doença de Parkinson podem estar associados.

Cada forma de demência demanda cuidados e tratamentos específicos, sendo importante a sua correta diferenciação.

Fundamental em todos os casos é o tratamento multidisciplinar com o apoio de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, nutrição.

Exames de imagem como Tomografia Computadorizada ou Ressonância Nuclear magnética do cérebro poderão ser solicitados. Exames de sangue e de urina muitas vezes são importantes.

O exame do líquor com a pesquisa de proteína Tau e Beta amiloide pode servir para o diagnóstico.

A avaliação neuropsicológica poderá pormenorizar as dificuldades de memória e disfunções cognitivas apresentadas.

Outra forma de demência menos comum, porém importante de ser lembrada é a Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN). Nesta doença ocorre o acúmulo de líquido cefalorraquidiano (líquor) nos ventrículos cerebrais e é caracterizada pela alteração da memória, dificuldade para caminhar e alteração nos esfíncteres (retenção ou incontinência urinária). Esse tipo de demência pode ser tratada e revertida.

Neuroclínica Simis - Todos os direitos reservados.