A lombalgia é uma das queixas mais comuns no consultório, dados mostram que aproximadamente 80% das pessoas irá apresentar ao menos um episódio de dor lombar ao longo da vida. Ela é responsável por prejudicar a qualidade de vida das pessoas atrapalhando no trabalho e na vida social. Diversos fatores podem causar a lombalgia, entre eles:
Dependendo da causa, a dor poderá ser limitada na região da coluna ou irradiar para as pernas ou mesmo para a região glútea. São principalmente preocupantes quando vem acompanhadas de perda de força muscular, anestesia de uma região, febre, perda de peso ou alteração do controle dos esfíncteres para urinar ou evacuar. Nesses casos deve-se procurar um médico com urgência.
Em certos casos são realizados exames de imagem com RX, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Nuclear Magnética.
Na grande maioria dos casos o tratamento é conservador, não sendo necessário cirurgia. Exercícios físicos de baixo impacto, fortalecimento muscular, fisioterapia, acupuntura são fundamentais no tratamento.
Por vezes medicamentos, bloqueios anestésicos, rizotomia facetaria por radiofrequência são utilizados.
Em casos selecionados cirurgias minimamente invasivas para ressecção da hérnia de disco são realizadas outras vezes é necessário a fixação da coluna através de artrodese.
Para dores sem resposta o uso do neuroestimulador medular é uma ferramenta importante.
Neuroclínica Simis - Todos os direitos reservados.