Os meningiomas estão entre os tumores cerebrais mais comuns e são em sua maioria benignos. São tumores originários das células das meninges, por isso o seu nome. Os sintomas, gravidade e complexidade dos casos variam muito em relação ao local em que ele está, tamanho e condições clínicas do paciente.
Por exemplo, existem tumores que se encontram próximo da superfície, junto ao crânio, os chamados meningiomas de convexidade que são acessíveis e muitas vezes curados com cirurgia. Outras vezes, como nos meningiomas da asa do esfenoide, parassagitais, falcotentoriais, do seio cavernoso, do ângulo ponto cerebelar, do tubérculo selar, do forame magno, nos petroclivais pode haver o envolvimento de estruturas arteriais, venosas e de nervos cranianos, necessitando uma estratégia diferente.
Em muitas situações não são necessárias cirurgias, apenas acompanhamento.
Em outras a cirurgia pode ser curativa. Realizamos a microcirurgia com microscópio de grande aumento e alta resolução. Utilizamos diversos instrumentos para aumentar a segurança como o uso de neuronavegador, aspirador ultrassônico, endoscópio e microcautério. Quando necessário utilizamos monitorização neurofisiológica com neurologista especializado.
Tratamentos adicionais como Radiocirurgia, embolização e Quimioterapia podem ser necessários. Cada paciente necessita de uma estratégia individualizada para o sucesso do tratamento.
Os meningiomas são especialmente estudados em nosso grupo, com publicações nacionais e internacionais:
SIMIS, A.; PIRESDEAGUIAR, P; LEITE, C; SANTANA JR, P; ROSEMBERG, S; TEIXEIRA, M
Peritumoral brain edema in benign meningiomas: correlation with clinical, radiologic, and surgical factors and possible role on recurrence. Surgical Neurology. v.70, p.471 - 477, 2008.
SIMIS, A.; AGUIAR PH; MARIANI, P. A.; SANTANA PAS; GOMES MQT. Sphenoid wing meningiomas. Surgical results. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia. v.27, p.47 - 53, 2008.
SIMIS, A.; Aguiar PH; SANTANA PAS; SILVA CC. Edema Peritumoral em Meningiomas: o que há de novo? Jornal Brasileiro de Neurocirurgia. v.18, p.40 -49, 2007.
Neuroclínica Simis - Todos os direitos reservados.