A hipófise é uma estrutura localizada na região central da base do crânio. Trata-se de uma estrutura especial porque é responsável pela produção de diversos hormônios que regulam nosso organismo. Sabemos que o hormônio do crescimento, hormônios sexuais (LH, FSH, Prolactina), ACTH, TSH (que regula a tireoide), e mais alguns outros são produzidos ali.
Ela está localizada muito próxima às estruturas vasculares importantes (artéria carótida, seio cavernoso) e ao nervo e quiasma óptico por isso temos que ser muito cuidadosos.
Os tumores podem ou não secretar hormônios, sendo um fator importante para o tratamento.
Sempre trabalhamos em equipe com os endocrinologistas que são especialistas no diagnóstico dessas disfunções hormonais.
A maioria dos tumores de hipófise são benignos e alguns tipo, como os secretores de prolactina respondem muito bem ao uso de medicamentos.
Uma das nossas maiores preocupações é o crescimento tumoral com compressão do nervo óptico, nesse caso ocorre a perda da visão. Nesta situação o tratamento cirúrgico é indicado. Por ser localizado em uma região específica, junto ao seio esfenoide a cirurgia pode ser realizada via endoscópica através do nariz. Sempre trabalhamos em conjunto com um otorrinolaringologista experiente para o acesso nasal.
Em alguns casos tratamentos adicionais como Radiocirurgia e Quimioterapia podem ser necessários. Cada paciente necessita de uma estratégia individualizada para o sucesso do tratamento.
Neuroclínica Simis - Todos os direitos reservados.